Entre em contato:85 9.9701-6771  

A importância do Benchmarking

“Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes.” Esse trecho da carta de Isaac Newton para Robert Hooke, no século 16,
nos mostra a importância não só de conhecer os “gigantes”, mas também de usá-los como plataforma para o nosso crescimento.


Em um cenário cada vez mais competitivo, é impossível chegar mais longe sem estar muito próximo das melhores práticas do mercado. O Benchmarking desafia a empresa a buscar uma melhor versão de si todos os dias, não apenas copiando os processos dos concorrentes, mas ajustando à sua maneira, para que sirvam de plataforma para o aumento exponencial de sua competitividade.


E como começar?
O primeiro passo é identificar os fatores que impactam o seu crescimento e que precisam ser melhorados, definir seus indicadores- chave (KPI ́s) e depois mapear as empresas de “excelência” para esses indicadores.

Será necessário definir um processo para analisar, interpretar, avaliar e mensurar as melhores práticas destes negócios para formar uma Inteligência de Mercado capaz de provocar um aperfeiçoamento de seus processos, em seguida, implementar as ações de melhoria e retroalimentar este sistema.

Bechmarking não é apenas uma estratégia empresarial, é uma prática de autoconhecimento e aperfeiçoamento capaz de manter sua organização viva.

Artigo publicado originalmente na seção Sala de RH do jornal O Povo, por Moisés Santos, diretor de inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará (ABRH-CE).

22 de janeiro de 2020

Sobre a ABRH-CE

Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

Saiba mais...

Apoio

APOIO

APOIO

© 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Pular para a barra de ferramentas