Entre em contato:85 9.9701-6771  

Dicas de Empregabilidade

Eu tenho uma entrevista, e agora?

A entrevista de emprego é o momento mais importante para quem está em busca de uma recolocação no mercado. É preciso treinar, respondendo às perguntas que poderão ser realizadas, além de outros fatores que podem contribuir para sua aprovação ou não naquela etapa.

Uma das questões que mais me perguntam na hora de contribuir para que o resultado da entrevista seja positivo é o dress code, ou a roupa que deve ser utilizada, além da maquiagem ideal. Uma dica que pode ser fundamental é você estudar o perfil da empresa e das pessoas que nela trabalham. Buscar fotos e vídeos no Linkedin e na rede como um todo pode ajudar muito.

Não existe uma roupa ideal porquevai depender muito do ramo de atividade da empresa e do cargo em questão. Porém uma vestimenta sóbria, sem decotes profundos nem salto alto demais já é um começo. E nada de maquiagem pesada, menos é mais. Para os homens é ainda mais fácil, muitas vezes um jeans e camisa gola polo resolve e, para os cargos mais estratégicos,uma camisa social é mais adequada.

O cuidado que é preciso com a aparência vai além da roupa, que sim deve estar limpa e bem passada. Porém, o zelo está também na higiene e no cuidado com cabelo e barba, além de usar um perfume que não polua o ambiente e cause desconforto nos presentes.

É muito comum candidates, por medo de chegarem atrasados, chegarem com muita antecedência ao local da entrevista. É deselegante chegar com mais de quinze minutos de antecedência. Pode ser que a empresa não tenha um local adequado para espera e apessoa responsávelse incomodar com isso, prejudicando seu resultado.

Faça o que for preciso, possível e o impossível, para não chegar atrasado, afinal, ninguém está livre.Sevocêperceber que vai se atrasar, dê algum tipo de satisfação assim que perceber que vai acontecer e fale a verdade, sempre a verdade, nada mais que a verdade.As causas mais comuns são relacionadas ao transporte público ou ao trânsito, se antecipe.

A hora que chegar na empresa seja a pessoa mais educada do planeta, dando bom dia até para as árvores, você já pode estar sendo avaliado desde a campainha. Preste atenção até no desenho no quadro da sala de espera. Nunca esqueci a experiência que tive há mais de 20 anos atrás, eu não sabia qual era o desenho, mas era um barcono mar, foi a primeira coisa que fiz quando saí da sala, observar o quadro.

Mas se tem algo que deixa candidates nervosos é tentar prever as perguntas que serão realizadas e, para te ajudar, preparamos uma lista de prováveis questões que serão utilizadas nasentrevistas.

Hora do Treino

Treinar as respostas para as perguntas se torna uma das ferramentas mais importantes para que você tenha segurança na hora do bate papo. Como atualmente o modelo mais utilizado é o Recrutamento por Competências, vamos trazer algumas questões que se baseiam nas experiências vividas na carreira e não suposições ou situações hipotéticas para recrutadoresentenderemcomo você agiria.

Asperguntas abaixo são muito utilizadas em entrevistas, por isso você deve sempre se preparar, de preferência gravando um vídeo, assim poderá analisar seu comportamento durante as respostas e melhorar seu desempenho.O corpo fala, então evite desviar o olhar enquanto fala,cruzar os braços, mexer muito as pernas ou as mãos são sinais de nervosismo e talvez despreparo, evite a todo custo.

O mais importante é ser sincero e se comunicar de forma clara e coesa, falando pausadamente e organizando as ideias. A melhor forma de organizar é utilizando a ordem cronológica de quando os fatos aconteceram. Caso aconteça de entrevistadoresdeemuma orientação diferente, siga exatamente o que foipedido. É fundamental que saiba mudar rapidamente de estratégia quando for solicitado.

1.Me conte sobre você. Qual o motivo que o levou a escolher essa profissão?

O entrevistador não quer saber sobre sua vida pessoal. Fale um pouco sobre suas realizações até hoje e todas as fases importantes de sua carreira.

2.O que o motiva a trabalhar conosco?

Um pouco de pesquisa e será capaz de falar de forma convincente sobre a empresa, e como você pode ter um impacto sobre ela.

3.Dê um exemplo de onde você foi capaz de usar suas habilidades de liderança.

Mesmo se você não está em uma função de gestão, você deve citar um exemplo de ondeprecisou usar seu cinto de ferramentas.

4.Qual foi a situação, relacionada à sua profissão, mais difícil de resolver e como vocêconseguiu?

Nesse momento se atenha a algo relacionado a posição que está almejando. Evite conflitos pessoais e foque nas questões práticas do seu dia a dia de trabalho.

5.Quais são as suas principais limitações profissionais que você considera que têm de ser melhoradas?

Fale sobre os pontos fortes que satisfazem os critérios de seleção e faça alusão a pontos de melhoria irrelevantes para a função.

6.Quais são as suas metas profissionais a longo prazo?

Pesquise a estrutura da empresa para lançar suas aspirações daforma mais realista possível.

7.Em seu último trabalho, o que você realizou de mais importante?

Aqui o ideal é apresentar algum resultado concreto que tenha alcançado, como aumentar o faturamento em X%, ou reduzir os custos, otimizar processos, etc.

8.Qual é a sua maior conquista?

Utilize os critérios de seleção para identificar quais de suas realizações pediram competências em que o entrevistador está interessado.

9.Por que devemos contratar você?

Descreva as habilidades e experiência que você ganhou que o qualificam para cumprir os deveres listados na descrição do trabalho.

10.Como você se define em um trabalho em equipe?

Você precisa fornecer exemplos para dar suporte ao seu enfático “sim”.

11.Quais são as suas expectativas de salário?

Importante pesquisar em sites de empresas especializadas ou consultar um profissional para descobrir o quanto seu trabalho vale no mercado atual, levando em consideração o porte e o segmento da empresa.

12.Você tem alguma pergunta?

Use essa oportunidade como um gancho, referindo-se a um ponto-chave da entrevista e desenvolva-o.

Agora você já está preparado para participar da entrevista mais importante da sua vida.

Boa sorte!

Fernanda Palhano

AssociadaABRH-CE, Voluntária, Facilitadora do Grupo de Estudos Diversidade e Inclusão.

Esposa, mãe de 3 rapazes e integrante do grupo LGBTQIA+, estuda desde 2014 sobre a Inclusão da Diversidade nas Organizações e seus impactos na sociedade.
Administradora pela Uni7, Coach pela SBCoaching, Pós Graduanda em Gestão de Projetos e Processos pela Business School Brasil.
Consultora de Recursos Humanos com mais de 15 anos de experiência em empresas de variados portes e segmentos, perfil Generalista em Desenvolvimento Humano e Especialista em Departamento Pessoal e Medicina e Saúde Ocupacional.

20 de março de 2021

Sobre a ABRH-CE

Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

Saiba mais...

Parceiro de Gestão

Parceiro de Gestão

© 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Pular para a barra de ferramentas