Entre em contato: 85 9.9701-6771  

DIRETORIA

Janete Bezerra

Presidente

Graduada em Psicologia (UNIFOR), especialista em Gestão da Qualidade e em Recursos Humanos, Psicodramatista, Coach – Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, StrategicMentor certified by Mentor Talks – Creative Learning Institute/SP, Certified Practitioner Personal Profile Analysis (PPA) by Thomas Intl. Professora de Pós-graduação da UNI7, Unichristus e Wyden Educacional.

Experiência como Executiva em grandes grupos empresariais. Atuação em Consultoria e Gestão Organizacional, atuando com Engagement, Desenvolvimento Gerencial, Cultura Meritocrática, HR Business Partner, Gerenciamento da Rotina, Projetos, Planejamento Estratégico, Arquitetura e Comportamento Organizacional.

Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-CE (2019-2021)
Membro do Comitê de Gestão Estratégica de Pessoas da American Chamber of Commerce – AMCHAM

Madalena Mattos

Diretoria Executiva

Palestrante, Empresária e Professora universitária. Profissional atuante nas áreas administrativa e comportamental. EMPRETECA. Esteve, Parceira/ Facilitadora/ Professora: CDL / FCDL / SEBRAE / SENAC / SESC / CETREDE / SINDILOJAS /APIMEC-NE / MRH GESTÃO / UNI7 / UVA / ESCOLA DE NEGÓCIOS UNI7.

Participou do Projeto da FM Atlântico Sul – “Gestão Atlântico Sul” como, Consultora de Marketing Pessoal e Profissional. Esteve Consultora do Programa Matina – com o Quadro – Atitudes da TV União. Esteve Assessora de Relacionamento do GPTW/CE em parceria com a Escola de Negócios UNI7 e O Povo. Esteve na Rádio Atlântico Sul FM – Programa Tendências. Articuladora do I Fórum Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho com o Grupo O Povo de Comunicação.

Criadora e Coordenadora do Projeto Sociocultural Mundo Mulher. Diretora do Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará. É Diretora de Relações Institucionais da ABRH/CE. É voluntária da Casa de Apoio Sol Nascente. Escritora e Mestre em Administração.

Maiso Dias

Diretoria Executiva

Sócio-Diretor da Dialogus Consultoria, Diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-CE, Conselheiro do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (CORES – FIEC),  Membro da Rede de Consultores do Instituto Ethos de Responsabilidade Social (Uniethos), Coordenador Nacional de Comunicação do Movimento Nacional dos ODS – Nós Podemos (MNODS), Colunista do Jornal O Povo do Grupo O Povo de Comunicação. Mestre em Administração, Coordenador de Pós-graduação da Unichristus de Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social, experiência de mais 15 anos de consultoria em gestão organizacional com livro publicado ”Sustentabilidade das Organizações Sem Fins Lucrativos” e de vários artigos científicos e de Blogs nas temáticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.   

Expertise: Implantação de Políticas Responsabilidade Social; Relatório de Sustentabilidade (GRI) e Balanço Social; Elaboração de Código de Ética; Aplicação de Diagnóstico de Responsabilidade Social (Ethos); Empreendedorismo Corporativo; Diversidade nas Organizações; Planejamento Estratégico com foco em Sustentabilidade; Educação Corporativa; Implantação dos Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS).

Moisés Oliveira dos Santos

Diretoria Executiva

Consultor de Inovação, Aceleração de Negócios, Marketing e Empreendedorismo. Consultor/facilitador de Oficinas In Company de Inovação, Marketing e Intraempreendedorismo, utilizando o Design Thinking, Design Sprint, Proposta de Valor, Metodologias Visuais, Estratégias Ágeis, Lean Startup, Gamificação e Neurociência para desenvolver soluções empresariais focadas no cliente, de forma colaborativa e com muita mão-na-masssa. Atendemos clientes como Banco do Nordeste, CAMED, CAPEF, INEC, UniFametro, Governo do Estado do Ceará e Empresas pelo Brasil . Consultor para Ideação e Modelagem de Negócios Digitais(Startups) – HUBINE(Banco do Nordeste), Corredores Digitais(Governo do Estado do CE), BePid(IFCE) e CENTEC (Governo do Estado do Ceará) .

Fundador do EMPREENDALABS, uma oficina  para disseminar o mindset empreendedor e a inovação utilizando o framework da Jornada do Empreendedor e a abordagem do Design Thinking para gerar ideias para negócios de impacto .

  • Mentor de Startups dos Programas Inovativa, Aliança Empreendedora, Microsoft CUP,

Corredores Digitais/SECITECE, Startup Weekend e HUBINE.

  • Especialista em Marketing com foco em Branding
  • Formação: Administração (UFC) e Design (Centro Dragão do Mar de Design)
  • Empreendedor de negócios na área de marketing/comunicação digital a mais de 10 anos
  • Palestrante na área de Inovação, Empreendedorismo e Marketing

Marcus Cunha

Diretoria Executiva

Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Mestrando em Educação pela Universidad  Americana (Assunción).

Foi gerente de RH do SINE-CE por 18 anos, atua   desde 1981 em gestão de pessoas; Coordenador da Regional Fortaleza do SINE-IDT e atual gerente do SINE/IDT da Unidade de Horizonte; Ex – Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Ceará 2011-2014;  Professor concursado da Prefeitura Municipal de Horizonte; Facilitador de vários cursos na área de Gestão de Pessoas(SENAC, ABRH-CE, SINE/IDT).

Cézar Augusto de Almeida

Diretoria Executiva

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UECE, Especialização em Psicologia pela Faculdade de Selvíria e Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universal de Juiz de Fora. Mestre em Reengenharia da Educação pelo Instituto Superior de São Paulo e Professor da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Atualmente Gestor Escolar da EEM Raimundo Nogueira em Horizonte.

Jackeline Barbosa

Diretoria Executiva

Formada em Administração  pela a Universidade Vale do Acaraú, pós-graduada em Gestão comercial pela Estácio-FIC. Executiva da empresa Odontoart Planos Odontológicos

Karla Santos

Diretoria Executiva

– Gestora de Prevenção de Perdas em Rede de Varejo Brasileira; – Graduada em Processos Gerenciais e Gestão de Projetos com Pós Graduação em Auditoria; – Registrada em Telecomunicações no CREA; – Especialista em Terceirização, Gerenciamento de Risco e Criminologia; – Docente e Palestrante das Ferramentas de Compliance com ênfase nas áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social;

Kássia Sales Meneses

Diretoria Executiva

Especialista em Recursos Humanos com mais de 9 anos de experiência atuando como consultora interna de RH/ Business Partner na área de Gestão de Pessoas. Foco em recrutamento e seleção, planos de treinamento e desenvolvimento, cargos & salários, administração de pessoal e benefícios, segurança do trabalho e contratos de serviços terceiros.

Perfil generalista, com foco nas demandas corporativas e do quadro funcional, a fim de construir um local de trabalho agradável e propenso ao desenvolvimento da organização e alcance dos melhores resultados, também atuo na área social com o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho.

Atualmente trabalho no Instituto JCPM de Compromisso Social como Coordenadora de Empregabilidade.

Ilana Maciel

Diretoria Financeira

Consultora, Palestrante, Facilitadora e Professora universitária. Esteve Gerente de Formação Profissional no SESCOOP-CE durante 18 anos, esteve Coordenadora de Pós-Graduação SESCOOP-CE/IFCE/ESCOOP-RS, facilitadora de processos cooperativos OCB/SESCOOP nacional e Avaliação de Programas e Projetos – Assessment Alpha para Executivos, Analista Comportamental certificada pela Thomas International e Etallent na metodologia DISC, Certificada como Coach pela SBCoaching, Escritora, Facilitadora da Metodologia Economic Competence based on the Training of Entrepreneurs (CEFE) e Diretora Financeira da ABRH/CE. Doutoranda em Avaliação Educacional pela UFC, Mestre em Administração/Gestão de Pessoas pela UFC/FEAAC, Pedagoga, Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial – UFC, Especialista em Marketing com Ênfase em Serviços – FEA/USP, Graduanda em Psicologia.

Ilmacir Machado

Diretoria da Diversidade

 Administradora Pública, Facilitadora da Ferramenta de Autoconhecimento e Autodesenvolvimento Jogo do Herói e tecnologia Social Teia da Vida. MBA Coaching & Gestão por Competências, pela Unifor. Graduação em Administração de Empresas, pela Unifor. Especialização em metodologia de ensino fundamental e médio, pela UVA. Master Coaching pelo Instituto Brasileiro de Neurolinguística & Coaching, é analista comportamental certificada pelo IBC. Habilitada no Programa de gestão Pública da Fundação Dom Cabral.

Habilitada em Coaching & Programação Neurolinguística pelo Instituto Brasileiro de Neurolinguista & Coaching.. Conversas Cruciais e Coaching como ferramenta de gestão pela Escola de administração fazendária – ESAF. Gestão e Apuração da Ética Pública pela Escola de Administração Fazendária – ESAF. Eneacoaching pelo Instituto Prime. Estruturas de Gestão Pública, pelo Tribunal de Contas da União. Elaboração e Gestão de Projetos pela Escola Nacional de Adm. Pública. Extensão Universitária em Didática para Facilitadores de Aprendizagem pela Escola Nacional de Administração Pública.

Voluntária no Movimento Teia de Vida e Articuladora de projetos do Instituto Entre Rodas & Batom em Fortaleza, membro anfitriã do grupo Integral EntreTantos no Ceará, ligado ao Instituto Integral Brasil, palestrante e Idealizadora de projetos sociais na área de Inclusão Social.

Fabiana Paiva

Diretora de Relacionamento com Associados

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduação em Psicopedagogia. MBA em Desenvolvimento Empresarial, cursando Gestão Comercial pela FGV e metodologias Ativas pelo IBFE. Formação em RH, COACH e Eneagrama. Atuação no mercado há mais de 16 anos com o Programa Aprendiz e Estágio, nas áreas administrativa/comercial/operacional, treinamento e desenvolvimento de Pessoas, professora de ensino Técnico e Superior nas áreas de Empreendedorismo, Marketing, Inovação e Gestão de Pessoas. Palestrante e Consultora. Secretaria Executiva do Fórum Cearense de Aprendizagem. Atualmente exercendo a função de Coordenadora Corporativa Regional de Aprendizagem e estágio no iJOVEM empresa do grupo MRH, desde sua criação.

Antenor Tenório de Britto Júnior

Presidente Conselho Deliberativo

Formado em Administração, com Especialização em Mercado de Trabalho e Processos Sociais pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua a 28 anos na execução do Programa – SINE/CE e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT, experiência em Gestão de Pessoas e processos nas Unidades de Horizonte, Pacajus, Pacatuba e Maracanaú, também exerceu a função de Coordenador Estadual de Intermediação de Profissionais e Diretor Executivo do IDT na área de Promoção do Trabalho e Empreendedorismo – nov/2014 a abr/2015.

Responsável pela implantação do Projeto Central Fácil, parceria Governo do Estado do Ceará e SEBRAE. Técnico responsável pela implantação do Projeto Estação Trabalho, parceria Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e Tribunal Regional do Trabalho – TRT 7ª Região.

Vice-Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Ceará – ABRH/CE em 2013. Atualmente é Assessor da Presidência do IDT – maio/2015.

Luiz Antônio Rabelo da Cunha

Conselho Deliberativo

Possui Graduação em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual do Ceará (1986) e habilitação em Empresas pela Universidade de Fortalaeza ( 1988). Ainda pela mesma Universidade, é graduado em Direito (1998). Foi Diretor Geral do Centro Universitário Fametro – Unifametro, de 2005 à 2015, exercendo o cargo de Coordenador Geral de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. É Professor de cursos de Graduação e Pós-graduação.

É Mestre em Administração, com ênfase em Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará – UFC; cursou MBA em Gestão Executiva pelo COPPEAD – UFRJ e concluiu em 2008 o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD / PAEX pela Fundação Dom Cabral – FDC. Tem larga experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando também nas seguintes áreas: Estratégia, Gestão de Pessoas, Remuneração Variável, Marketing de Incentivo, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Empresas Familiares e Trabalho Remoto.

É membro fundador da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional do Ceará – ABRH-CE. Foi Conselheiro Regional efetivo com mandato de 04 anos (2011/2014), eleito como Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração – Secção do Ceará no período de 2011-2012. Ocupou o cargo de Diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-CE e compôs, como Presidente, a Comissão de Especialistas de Administração para Avaliação dos cursos Bacharelados em Administração no Ceará para o INEP- MEC nos anos de 2011 a 2014. Integrou o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Secção do Ceará – ABRH-CE como Presidente do Conselho Deliberativo, respondendo pela Diretoria Administrativa-Financeira até 12.2018. Ocupou o cargo de Membro Suplente da Câmara do Ensino Superior para a gestão 2014 – 2018 do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará – SINEPE – CE.

Exerceu a Coordenação Geral do Curso de Administração presencial do Centro Universitário Christus – Unichristus, no período de 01.12.16 à 10.10.18. Nomeado pela Portaria PR-ANGRAD Nº 002/2018 como Representante Estadual da ANGRAD no Estado do Ceará para o biênio 2018/2019. Membro atual do Conselho Deliberativo da ABRH-CE para o triênio 2019-2021. A partir de Fev.2019 compõe o Conselho da Editora Senac – Ceará.

 

Rômulo Cézar Rosa

Conselho Deliberativo

Administrador especializado em Recursos Humanos, com Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Empresarial pela IADE – Universidade Autônoma de Madri – Espanha.  Certificação Internacional em Coaching Integrado pelo ICI.  Instrutor de Treinamentos nas Áreas de Liderança, Team Work, Mudanças, dentre  outras. É diretor da SERH Educação e Desenvolvimento.

Rodrigo Santos Almeida

Conselho Deliberativo

Profissional das áreas de recursos humanos, estruturação de negócios e relacionamento institucional.

· A carreira profissional contempla passagens pelos setores de siderurgia, óleo e gás, mineração, incorporação e construção, automotivo, agribusiness e acadêmico. Ocupou posições nos conselhos de administração da Petrocoque S.A. e Coquepar S.A., empresas que exigiam amplos conhecimentos de planejamento estratégico corporativo, estruturação de negócios, governança corporativa, negociação de questões complexas e relacionamento institucional.

· Possui sólida experiência em empresas multinacionais e nacionais em posições executivas e consultorias de alta gestão, no Brasil e no exterior.

· Ocupou posições de destaque como diretor de gestão operacional da Brookfield Incorporações, gerente de marketing estratégico da General Motors do Brasil, gerente de desenvolvimento corporativo do Grupo Unimetal, sócio gerente da Arthur D. Little e gerente de projetos da Accenture do Brasil e Apsan Consulting.

· Atuou em projetos de gestão empresarial na Petrobras, Vale, Grupo Pão de Açúcar, Caixa Econômica Federal, Braskem e SHV Gás do Brasil.

· Ampla experiência em recursos humanos, com foco nas áreas de Desenvolvimento Organizacional (DO), Aquisição de Talentos, Treinamento, Remuneração, Benefícios e Administração de Pessoal.

· Formado em administração de empresas pela Universidade Positivo, possui MBA em gestão empresarial pela Loyola University Chicago e especializações em desenvolvimento gerencial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em finanças, economia e inglês pela Georgetown University.

· Fluente em inglês, francês e espanhol.

Maria Fernanda Noronha Peixoto

Conselho Deliberativo

Psicóloga e coordenadora executiva da AEDI – Associação Empresarial de indústrias, onde organiza os Encontros dos GGestores de Pessoas das empresas de Maracanaú.

É autora da coleção “Educação Financeira para uma vida sustentável”, e idealizadora do Café com Networking, evento de Conexão e Negócios.

Rodrigo Leite Rebouças

Conselho Deliberativo

DIRETOR REGIONAL SESC SENAC CEARÁ – (Fortaleza – CE, 15.03.1980), iniciou no Senac Ceará em 2004 como Coordenador da Unidade de Bibliotecas, assumindo em sequência as funções de Gerente de Produção e Disseminação do Conhecimento, Gerente de Produção Editorial e Diretor de Educação Profissional. Em 2018, se torna Diretor Regional Sesc Senac Ceará.

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará e acadêmico de Economia pela Universidade do Paraná, é especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, em Gestão Escolar pelo Senac São Paulo e dispõe de MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.

Participou de vários cursos de formação executiva, tendo como destaque o Programa de Desenvolvimento de Gestores pelo Grupo Mena Barreto, o Programa de Gestão Avançada da Amana-Key e o curso para executivos “Disney´s Approach to Quality Service” pelo Disney Institute, na Flórida, Estados Unidos.

Meirijane Anastácio Barata Gonzales

Conselho Deliberativo

Doutora em  Psicologia organizacional e do trabalho pela Universidade Complutense de Madrid , mestre em Psicologia  Social pela UCM ES, Pós-graduada em Marketing e graduada em Administração (UECe, e Psicológica (UFC). Mais de 20 anos de experiência na área de gestão de pessoas atuando nos segmentos de varejo, serviço e industria.  Atualmente coordena os cursos de pós-graduação e extensão da Faculdade CDL

Iara Melo

Conselho Fiscal

Administradora, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas- FGV. Gerente da área Treinamento e Desenvolvimento da MRH. Responsável pelo convenio da Fundação Getúlio Vargas no estado do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Sócia-diretora da MRH Gestão de Pessoas e Serviços Ltda.

Sobre a ABRH-CE

Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

Saiba mais...

Publicidade

Patrocinadores

© 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Menus de configuração no Painel de Administração

Pular para a barra de ferramentas