Entre em contato:85 9.9701-6771  

Grupos de Estudos, como podem contribuir com sua Carreira?

Fui fisgada pelos grupos de estudo há aproximadamente 22 anos atrás. Recém tinha ingressado na Psicologia da PUC-RS e estava sedenta por aprender. Queria entender como Recursos Humanos acontecia na prática. Assim, me aproximei da ABRH-RS e lá estava eu, sentada, em círculo, com profissionais dos mais diversos níveis aprendendo sobre Recrutamento e Seleção. Aprendi, fiz amigos e contribuí para que os processos do local onde estagiava fossem aprimorados.

Façamos uma parênteses nessa história. Após me formar, decidi mudar para São Paulo. Ao chegar lá fui bater à porta da ABRH SP em busca dos grupos, mas não encontrei, propus me voluntariar e criar esse produto. Durante 7 anos fui responsável pela implantação e evolução dos grupos, além de seguir minha caminhada como participante de inúmeros grupos de estudos ao longo da minha carreira.

No entanto, vocês podem estar se perguntado: O que há de tão especial em estudar em grupo? Especialmente hoje com tantas ofertas de lives, TEDs, cursos online gratuitos disponíveis nos mais diversos e renomados centros de pesquisa e formação ao redor do mundo. O que há de tão especial nos grupos de estudos?

Inspirada livro “Aprendizagem para Resultados”  aprendi que os adultos aprendem (e arrisco dizer hoje que a as crianças também) por meio de experiências de aprendizagem que contemplem os 6 princípios abaixo:

  1. A necessidade do aprendiz de saber: o porquê, o que e como.
  2. Autoconceito do aprendiz: autônomo e autodirigido
  3. Experiência anterior do aprendiz: recursos e modelos mentais
  4. Prontidão para aprender: algo relacionado à vida, tarefa de desenvolvimento
  5. Orientação para aprendizagem: centrado no problema, no contexto
  6. Motivação para Aprender: valor intrínseco, recompensa pessoal

Os grupos de estudos da ABRH CE estão 100% baseados nesses princípios. Os participantes irão escolher os temas que lhe despertam interesse dentro de um macrotema (o título do grupo no qual efetivou sua inscrição), ou seja, que questões estão tirando seu sono, o que gostariam de focar sua aprendizagem? Aqui temos aprendizes que estão buscando algo que identificaram como suas necessidades de aprendizagem. Provavelmente, o interesse por um determinado tema dos grupos de estudos tenha brotado na necessidade atual do participante do grupo para lidar com uma situação, desafio ou tarefa na sua trajetória profissional.

Outro aspecto muito importante na aprendizagem de adultos é considerar a experiência do aprendiz como algo central. Nos grupos, apenas metade do tempo é dedicado à exploração de um conteúdo, tema ou ideia, posteriormente a isso acontece uma grande roda de diálogo onde os participantes contam como acontece o tema em questão na prática na sua organização ou em outras empresas e/ou experiências prévias.  

Por último, a necessidade por aprender é algo mais interno do que externo. Aqui arrisco dizer existem diversos motivos que levam as pessoas a participar dos grupos de estudos. Existem, no entanto, alguns motivos comuns: ampliar seus conhecimentos no tema, lidar um desafio de trabalho, implantar algo novo na sua organização, alavancar sua carreira/empregabilidade através da atualização constante, networking, estabelecer parcerias de trabalho, aprofundar-se em um determinado tema que já é sua especialidade. Seja qual for sua motivação interna espero que possamos juntos aprender e trocar muito. Sejam todos e todas bem vindos a essa jornada de aprendizagem autodirigida.

Patricia Muller Buzolin, voluntária na ABRH-CE. Há 15 anos atua como consultora e coach para desenvolvimento de líderes, sejam executivos em grandes organizações ou empreendedores e no desenvolvimento de equipes de alta performance, sendo sócia fundadora da Oipé Desenvolvimento de Líderes e Equipes.

*Autores: Malcolm S. Knowles, Elwood F. Holton III e Richard A. Swanson

26 de fevereiro de 2021

Parceiro de Gestão Ouro

Parceiro de Gestão Prata

Parceiro de Gestão

Parceiro de Gestão

Sobre a ABRH-CE

Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

Saiba mais...
© 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Pular para a barra de ferramentas