Entre em contato:85 9.9701-6771  

O FUTURO É DIVERSO

Conheça mais sobre a história de Ilmacir Machado e seu trabalho como Diretora de Diversidade da Associação Brasileira de RH do Ceará (ABRH CE)

Quando pensamos em diversidade, rapidamente entendemos que se trata daquilo que é plural, composto por muitas pessoas, de diferentes grupos, raças, etnias, credos e mais. A sociedade que estamos inseridos, por exemplo, é diversa e possui em sua constituição divergentes grupos étnicos, culturais, biológicos e sociais. Nesse sentido, no que diz respeito aos grupos biológicos, é imprescindível salientar o quanto é fundamental que pessoas com deficiências físicas ou intelectuais sejam representadas em cargos de notoriedade na sociedade, visto que isso é necessário para a criação e manutenção de políticas públicas para pessoas que se encontrem nas respectivas situações.

Dado isso, quando pensamos em pessoas enquadradas em grupos minoritários que ascenderam socialmente, sempre nos lembramos daquele amigo, parente ou conhecido que conseguiu vencer os desafios diários e alcançou uma posição de sucesso em alguma organização. Hoje, portanto, vamos abordar a história de Ilmacir Machado, Diretora de Diversidade da ABRH Ceará, a fim de entender como foi sua caminhada até essa posição.

Ilmacir Machado - Foto: Reprodução
Ilmacir Machado – Foto: Reprodução

Ilmacir Machado (53), formada em Administração de Empresas com MBA em Coach e Gestão por competência, está atualmente na sua segunda pós-graduação, tendo realizado diversos cursos de capacitação. É cearense, tendo se mudado para Fortaleza aos 11 anos de idade. Aos 16 anos, teve o diagnóstico de distrofia muscular e desde então tem construído sua trajetória baseando-se na construção de uma vida digna e humana, com os mesmos direitos que o resto da sociedade.

Tendo enfrentado inúmeros desafios durante a vida, Ilmacir acredita que esses foram os motivadores para o seu crescimento pessoal e profissional. Para a Diretora de Diversidade da ABRH, aceitar o convite de trabalhar esse tema na associação foi e permanece sendo uma possibilidade de melhoria pessoal e de inspiração para os outros, uma vez que tendo uma mulher com deficiência física na diretoria de um setor tão fundamental para as empresas pode fazer com que outras organizações se inspirem e façam o mesmo – além de inspirar pessoas que estão na mesma situação a não desistirem dos seus sonhos e acreditarem em suas capacidades físicas e morais.

Para Ilmacir, o seu cargo atual é um lugar de muitos desafios – que ela adora vencer. Ela acredita que sua atuação possibilita a criação e desenvolvimento de estratégias que apoiem a execução de projetos que acreditem na capacidade deficientes físicos nas conquistas de um espaço público e digno para exercerem atividades pessoais e profissionais.

Por fim, podemos tirar de exemplo da história de Ilmacir a sua vontade de transformar os ambientes em que ela está inserida. Por exemplo, na atual gestão da ABRH, ela acredita que, como diretora, juntamente com a sua equipe, pode auxiliar diretamente na mudança no imaginário das pessoas que não investem no setor de inclusão dentro de suas empresas.

Ilmacir nos ensina também a importância de abranger a comunicação acerca de temas de diversidade e inclusão dentro das organizações, sejam elas pequenas, grandes ou médias. Dado isso, é fundamental – e ético – entender que uma equipe com diversos grupos sociais fica mais rica em talentos, além de melhorar os seus resultados e contribuir para o sucesso empresarial. Além disso, de acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria e gestão, McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor.

Torne a sua empresa um lugar igualitário, tanto para seus funcionários, como também para seus clientes. Invista na diversidade e veja todos os aspectos do seu negócio melhorarem, uma vez que uma empresa que aposta em inclusão é incluída no mercado – e nos corações de seus colaboradores.

3 de dezembro de 2020

Sobre a ABRH-CE

Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

Saiba mais...

Parceiro de Gestão

Parceiro de Gestão

© 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Pular para a barra de ferramentas