Entre em contato:85 9.9701-6771  

Reconhecer conquistas individuais eleva o empenho profissional da equipe

Por Cassia Virginia*

Fevereiro de 2015: Finalmente chegamos a fevereiro e como canta Jorge Bem Jor “Em fevereiro, tem carnaval”. A celebração do Carnaval teve início há seis mil anos, no princípio da civilização, com a origem dos rituais e das celebrações da fertilidade e da colheita nas primeiras lavouras às margens do rio Nilo, no Egito. Para outros estudiosos a festa está relacionada à Quaresma, sendo uma celebração ao último dia em que os católicos podiam comer carne, pois em seguida iniciava o período de 40 dias em jejum. Existem outras explicações ainda, mas o importante é que somos obrigados a parar – por um feriadão – para celebrar.

O ser humano é naturalmente celebrativo, mas na correria louca que a maioria de nós vive, quase não encontramos tempo para celebrar. A cada ano que passa parece que os dias estão cada vez mais curtos e associados à rotina pesada das empresas. Percebemos muito mais o que falta ou está errado e deixamos de reconhecer o positivo. A celebração dos êxitos é extremamente importante não apenas para nos trazer mais prazer, como também pelo reconhecimento público dos esforços empreendidos para conquistar algo. Precisamos de recompensas e reforço para continuarmos motivados e engajados.

Celebrar é uma atitude sempre presente em um bom líder. Geralmente quando os líderes focam nas falhas, criticam ou expõem os pontos fracos, o nível de engajamento cai, enquanto que quando enfatizam as forças, qualidades, talentos e acertos, o nível de engajamento e motivação sobe. Isso ocorre porque líderes que elogiam os esforços e celebram os resultados geram um ambiente de trabalho mais produtivo e reforçam os laços entre os membros da equipe. Experimente prestar mais atenção às pequenas conquistas das pessoas à sua volta e celebre com elas

E você, o quanto tem apreciado os seus êxitos? Cada vez que reconhecemos uma conquista, um aprendizado e o alcance de uma meta, passamos a confiar mais em nós mesmos e reforçamos a consciência de que cada um de nós existe para aprender e acertar. Por isso não esqueça de celebrar as suas conquistas.

Se você está lendo este artigo, é porque está vivo, logo lembre-se de celebrar a vida, no seu próximo aniversário!

 

 

 

*Cassia Virginia é sócia-diretora da Questão de Coaching e coordenadora do grupo de estudos de Coaching da ABRH-SP.

 

11 de setembro de 2008

0 responses on "Reconhecer conquistas individuais eleva o empenho profissional da equipe"

    Deixe sua mensagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sobre a ABRH-CE

    Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

    Saiba mais...

    Publicidade

    Patrocinadores

    © 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos
    Pular para a barra de ferramentas