Entre em contato:85 9.9701-6771  

Tião Simpatia

O Poeta Popular Tido Simpatia foi alfabetizado aos 15 anos de idade por meio da Literatura de Cordel na Zona Rural de Granja-Ceara. Concluiu seus estudos em Camocim, mudando-se para Fortaleza em 2006, onde reside atualmente.

Com 25 anos de estrada, mesclando musica, cordel e cidadania, 0 artista tem vários CDs lançados e dois DVDs’, além de vários cordéis dentre eles o mais conhecido “A Lei Maria da Penha em Cordel * traduzido para o inglês, espanhol, braile e apresentado para 70 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina-Pl, no período de 2014 a 2019. O projeto também esta sendo implantado nas escolas do Estado do Ceara, graças a uma parceria entre o Instituto Maria da Penha-IMP e a Secretaria de Educação do Ceara-SEDUC, e já contemplou 20 mil alunos.

Hoje o artista viaja por todo o Brasil se apresentando ao lado de Maria da Penha e foi quatro vezes a África: duas vezes a Cabo Verde e duas vezes a S40 Tomé e Príncipe. Sua trajetória internacional começou em 2011 quando foi convidado pela Organizações das Nações Unidas-ONU, para participar de uma oficina sobre violência doméstica, com 26 artistas Latino-Americanos na Cidade do Panamá. No mesmo ano passou a integrar a Red de Artistas UNETE da Campanha Global do então Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres” E parceiro do Instituto Maria da Penha desde a sua fundação, em 2009, onde desenvolve o Projeto Mulher de Lei – pelo Enfrentamento a Violência com a Mulher.

Entidades que participa:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel— ABLC (cadeira 10/ ano: 2018);
Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras — ACCAL (cadeira 14/ano: 2002);
Associação dos Cantadores do Nordeste – ACN (ano/1995);

Títulos e Honrarias que recebeu:
Titulo de Cidadão Teresinense —- Câmara Municipal de Teresina (ano/2019);
Comenda Conselheiro Saraiva – Prefeitura Municipal de Teresina (ano/2019);
Comenda Maria da Penha-— Assembleia Legislativa do Ceara e APAVV (ano/201 1);
Titulo de Cidadão Camocinense — Câmara Municipal de Camocim (ano/2006);
Diploma de Mérito Cultural da Academia de Letras Municipais do Ceara – ALMECE
(ano/2002);

25 de outubro de 2020

Sobre a ABRH-CE

Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

Saiba mais...

Parceiro de Gestão

Parceiro de Gestão

© 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Pular para a barra de ferramentas