Entre em contato: 85 9.9701-6771  

Propósito Biofílico e Social do Livro Diálogos Acadêmicos sobre Gestão Social e Sustentabilidade

 

A presente Obra resulta da sinergia entre professores e alunos que coadunam com os preceitos da epistemologia da justiça social e da sustentabilidade ambiental. O nosso propósito com este livro é apresentar diálogos acadêmicos consubstanciados em ensaios teóricos e pesquisas empíricas que evidenciam o protagonismo da sociedade civil na gestão social e ambiental, promovendo a sustentabilidade enquanto categoria científica e integradora, bem como o combate às desigualdades sociais. 

A sociedade brasileira no âmbito do marco temporal civilizatório atual experiencia o recrudescimento da pobreza e das desigualdades sociais agravando as assimetrias econômicas e regionais no país. Há uma Esperança Humanista emergente de movimentos da sociedade civil e de empresas na promoção de uma Transição Justa Societal lastreada por uma proposta de Economia de Baixo Carbono e Protagonismo Social. 

Em um mundo tecnoglobalizado, com suporte das tecnologias informacionais e comunicacionais, há um intercâmbio cultural mais amplo entre povos através dos quais os problemas sociais e ambientais ganham escala global.Há duas temáticas contemporâneas na área da gestão sustentável: Os 17 ODS da Agenda 2030 no âmbito da Década da Ação da ONU – 2021-2030; e a Gestão Empresarial com base nos preceitos do ESG. 

No ano de 2015, 169 metas atreladas a 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, como por exemplo erradicação da pobreza e da fome, promoção de sociedades pacíficas e educação de qualidade foram planificadas através do documento internacional intitulado Agenda 2030 delineado pelos 193 países membros da ONU. O desafio agora é que a concertação e colaboração sociais entre governos, empresas e sociedade civil possam através de políticas, programas e projetos envidarem esforços sinérgicos na implementação de iniciativas concretas que cooperem com a consecução dos fitos institucionais da Agenda 2030 na promoção de um mundo sustentável com equidade social. 

O acrônimo “ESG” vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). Environmental ou Ambiental correlaciona-se às iniciativas de empresas ou da sociedade civil voltadas ao meio ambiente(pautas centrais: aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; poluição do ar e da água; desmatamento; gestão de resíduos; eficiência energética; biodiversidade). Social: relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas na sociedade e medidas de mitigação (pautas centrais: respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas; segurança no trabalho; salário justo; diversidade de gênero, raça, etnia, credo etc.; proteção de dados e privacidade; satisfação dos clientes). Governance ou Governança corresponde às estratégias e diretrizes da gestão empresarial e institucional (pautas centrais: conduta corporativa; composição do conselho e sua independência; práticas anticorrupção; existência de canais de denúncias sobre casos de discriminação, assédio e corrupção; auditorias internas). 

Que a leitura do livro em tela possa contribuir para a reflexão sobre a emergência de uma práxis social biofílica através da qual os seres humanos se percebam interligados entre si e conectados com a natureza e que através de mediações circulares de fruição de saberes humanistas, possam contribuir na promoção de uma vida coletiva emancipatória através do engajamento político e social dos povos de diferentes culturas na construção de uma sociedade global mais justa socialmente e ambientalmente responsável. 

Francisco Antonio Barbosa Vidal – Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP com fitos de pesquisa em Gestão Pública, Desenvolvimento Sustentável, ESG e Agenda 2030 da ONU/17ODS.Diretor do IFCE-Campus Canindé que integra a Rede Estratégia ODS Brasil. 

BAIXE O MEU LIVRO GRATUITAMENTE

5 de junho de 2022

Sobre a ABRH-CE

Entidade não governamental sem fins lucrativos, atuando com um corpo de profissionais voluntários na sua gestão, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação...

Saiba mais...

PARCEIROS DE GESTÃO

© 2018 ABRH-Ceará - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Pular para a barra de ferramentas